Clipping
3º Festival do Audiovisual Ação Mulher traz longas e oficinas gratuitas
Nesta edição, o tema será pelo fim da violência contra as mulheres. A programação acontece no Teatro do Parque e na Fundaj
De segunda (16) a quarta (18), Recife abrigará o 3º Festival do Audiovisual Ação Mulher, que exibirá dois filmes de longa metragem, seis curtas de 35mm e sete vídeos no Teatro do Parque e na Fundação Joaquim Nabuco. Ainda haverá debate, feira de livros sobre a mulher e exposição fotográfica no Teatro do Parque. O festival oferece oficinas de roteiro, direção e interpretação para o audiovisual, com Clara Angélica Barbosa, Estela Zirmmen e Marcia Cruz, sempre pela manhã. As inscrições estão abertas até domingo (15) e podem ser feitas pelo telefone 3073.6708 (Fundaj) e 3087.2086 (SOS Corpo). As oficinas são voltadas para mulheres ligadas a movimentos sociais. A programação completa está no site http://www.soscorpo.org.br/
A cerimônia de abertura acontece nesta segunda-feira (16), às 18h, no Teatro do Parque, com homenagem à coordenadora do SOS Corpo, Betânia Ávila. Nesta edição, a temática a ser abordada é a violência contra as mulheres. Para fechar o festival, na quarta-feira (18), às 20h, no Teatro do Parque, haverá concerto da Banda Sinfônica da Cidade do Recife sob a regência do Maestro Nenéu Liberalquino.
Em Pernambuco, são registradas as maiores incidências de crime contra a mulher, na maioria das vezes, por homens que fazem parte do universo existencial mais pessoal da vítima, assentada em uma lógica de poder desigual. “A realização do debate visa analisar de que forma os meios audiovisuais têm contribuído ou não para reforçar essa prática, tanto de forma velada ou de maneira ostensivamente abusiva”, afirma a produtora Maria Áurea Santa Cruz. A programação conta com debate sobre o tratamento dado à questão da violência contra a mulher nos meios de comunicação e entretenimento audiovisual.
O Festival de Audiovisual Ação Mulher é pioneiro no Brasil, sendo a primeira edição realizada em março de 2003, e um dos objetivos é promover intercâmbio de idéias e experiências nas áreas do audiovisual produzidas e dirigidas por mulheres e descentralizar a produção audiovisual com a inclusão da mulher nos meios de comunicação. A proposta também é formar novas platéias e estimular novas formas de produção, bem como garantir a inclusão cultural das mulheres que não têm acesso ao cinema e oficinas. A expectativa é que cinco mil pessoas participem do festival.
O festival, realizado pela Curinga e com produção de Maria Áurea Santa Cruz, é patrocinado pela Copergás, Ministério da Cultura e pelo incentivo da Lei Rouanet. São apoios: SOS Corpo – Instituto Feminista para a democracia, Fundação Joaquim Nabuco, Oxfam Novib, EED, Rec Produtores, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Tv Viva, Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco, vinhos Botticelli, Fundarpe e Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife.
Homenageada - Maria Betânia de Melo Ávila, socióloga, é ativista feminista. É uma das fundadoras e atual coordenadora geral e pesquisadora da organização SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia, fundado em 1981. Membro fundadora da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos; Membro do Núcleo de Reflexão Feminista sobre o Mundo do Trabalho Produtivo e Reprodutivo; participante da Articulação de Mulheres Brasileiras e Articulação Feminista Marcosur na América Latina. Foi conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, 1985-1988. Foi membro da Delegação Brasileira na Conferência das Mulheres, na ONU em Beijing em 1995.
É co-autora da coletânea Mulher Saúde e Sociedade no Brasil (Vozes, 1989); Autora do texto e Organizadora do Livro: “Feminismo, Cidadania e Transformação Social” in: Textos e Imagens do Feminismo: mulheres construindo a igualdade, (Ed. Bagaço, 2001); Autora do texto: “Cidadania, direitos humanos e direitos das mulheres”. In Gênero, Democracia e Sociedade Brasileira, São Paulo: Editora 34 / Fundação Carlos Chagas, 2002 p. 121-141, entre outros.
Serviço:
3º Festival do Audiovisual Ação Mulher
Segunda (16) a quarta (18)
Teatro do Parque e Fundação Joaquim Nabuco
Exibições:
Segunda (16) a quarta (18)
Longas – Teatro do Parque, a partir das 13h. Entrada: R$ 1
Curtas em 35mm e vídeos – Fundaj, a partir das 15h. Entrada gratuita
Oficinas:
Segunda (16) a quarta (18), das 8h às 12h
Fundação Joaquim Nabuco - Rua Henrique Dias nº 609 - Derby
Salas João Cardoso Ayres, Aloísio Magalhães e sala D
Inscrições na Fundaj e no SOS Corpo. Telefones: 3073.6708 (Fundaj) e 3087.2086 (SOS Corpo)
A programação completa está no site http://www.soscorpo.org.br/
Fonte: http://www.soscorpo.org.br/Site/php/index.php?CodPagina=100
Por Tony Blaster
Nenhum comentário:
Postar um comentário