segunda-feira, 30 de junho de 2008

V PANORAMA RECIFE DE DOCUMENTÁRIOS

Clipping: Cultura
CINEMAS MUNICIPAIS RECEBEM O V PANORAMA RECIFE DE DOCUMENTÁRIOS

Nesta semana os cinemas municipais do Parque e Apolo recebem, desta segunda (30) a quarta-feira (02), o V Panorama Recife de Documentários. No total, serão exibidos nos dois cinemas, 37 títulos recentes da produção nacional de documentários.

São filmes produzidos em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Brasília, além de países como a França e os Estados Unidos. Este ano, o Panorama tem o foco local com as produtoras Cabra Quente Filmes, Telephone Colorido e Página 21. Os responsáveis pelas produtoras vão estar presentes durante a exibição para apresentar seus novos filmes e trocar idéias com o público.

Na terça feira (01), o Cinema Apolo traz uma programação especial dedicada às produções do Ceará, com a exibição de vídeos, curtas, médias e longas-metragens, entre eles o curta Louco de Futebol, que também será lançado em DVD durante o Panorama, com direito a coquetel e com a presença do diretor Halder Gomes. Já o Cinema do Parque exibe seis longas-metragens, cinco deles inéditos. São eles: O Engenho de Zé Lins, Romance do Vaqueiro Voador, Cine Tapuia, Olhar Estrangeiro, 500 Almas e Sicko - $O$ Sáude (a única reprise).

Confira abaixo a programação:

Cinema do Parque - Rua do Hospício, 81, Boa Vista.
Fone: 81.3221.1556 / Ingressos - R$ 1,00

Segunda-feira (30)

Olhar Estrangeiro – Um Personagem Chamado Brasil (RJ, 2006, 70´), de Lúcia Murat, às 14h e 18h.
O documentário investiga o porquê de os filmes estrangeiros mostrarem o Brasil de forma estereotipada e equivocada. Censura: 14 anos;

O Engenho de Zé Lins (DF, 2006, 85´), de Vladimir Carvalho, às 16h e 20h.
Passagens da vida e obra do escritor José Lins do Rego, desde os tempos de sua infância até a maturidade e glória literária. Censura: Livre.

Terça-feira (01)

Romance do Vaqueiro Voador (DF, 2006, 73´), de Manfredo Caldas, às 14h e 18h. Recriação do universo mítico do nordestino, no papel de candango, mostrando o lado trágico da epopéia da construção de Brasília. Censura: Livre;

Cine Tapuia (CE, 2006, 93´), de Rosemberg Cariry, às 16h e 20h.
Misto de ficção e documentário sobre o cego cantador Araquém que, com a filha Iracema, vaga pelos sertões nordestinos projetando velhos filmes. Censura: Livre.

Quarta-feira (02)

500 Almas (RJ, 2004, 105´), de Joel Pizzini, às 14h e 18h.
Conhecidos como canoeiros, os índios Guató vivem em relação constante com a água e em contínuo deslocamento. Censura: Livre;

Sicko - $O$ Saúde (EUA, 2007, 113´), de Michael Moore, às 16h e 20h.
Ataque à administração do presidente George W. Bush, comparando a lucrativa indústria de saúde americana com as de outros países. Censura: Livre.

Cinema ApoloRua do Apolo, 121, Bairro do Recife
Fone: 81.3232.2028 / Entrada gratuita.

Segunda-feira (30)

14h - Foco local – Produtora Cabra Quente - Com a participação do diretor Wilson Freire;
16h – Exibição de curtas e media-metragens;


18h e 20h - Terra Viva (SP, 2007, 80´), de Bérangère Jannelle e Stéphane Pauvret.
A partir de Douglas, ator e diretor de teatro e militante do MST, acompanhamos o relato de uma aventura teatral baseada em Pílades, de Pasolini.

Terça-feira (01)14h – Foco local – Telephone Colorido
Com a participação do produtor e diretor Grilo;16h - Foco regional – Cinema do Ceará;18h15 - Loucos de Futebol (CE, 2008, 22min), de Halder Gomes. Retrato autêntico e divertido sobre o universo dos torcedores. Suas loucuras, angústias, frustrações, alegrias e êxtases provam que o futebol é muito mais do que 22 machos correndo atrás de uma bola. Exibição e coquetel de lançamento do DVD, com a presença do diretor;

19h15 - Sábado à Noite (CE, 2007, 63´), de Ivo Lopes Araújo.
Uma noite de sábado na cidade de Fortaleza. Realizado para o projeto Doc TV, o documentário de Ivo Lopes Araújo causou enorme polêmica quando de sua exibição na capital cearense, devido à sua radical experimentação;

20h30 - O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (CE, 1986, 78´), de Rosemberg Cariry.
Resgate histórico da comunidade do Caldeirão, movimento religioso liderado pelo beato José Lourenço, que organizou um arraial em molde socialista primitivo. A comunidade foi destruída pela polícia cearense e por bombardeio de aviões, deixando mais de mil camponeses mortos.

Quarta-feira (02)

14h – Foco local: Página 21 - Com a participação dos produtores e diretores Amaro Filho e Rafael Coelho;

16h – Curtas e médias-metragens;

18h - Pretérito Perfeito (RJ, 2006, 71´), de Gustavo Pizzi.
Resgate da Casa Rosa, o prostíbulo mais famoso do Rio de Janeiro no século XX, com depoimentos de antigas meretrizes que trabalharam no local. Hoje é um espaço cultural onde se realizam festas, eventos e shows;

20h - Os LIP, a Imaginação no Poder (L'Imagination au Pouvoir, França, 2006, 118´), de Christian Rouaud.
Este filme vai atrás dos homens que fizeram a greve operária mais emblemática do período pós-68, a dos LIP em Besançon.

Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/2008/06/27/mat_162905.php

Por Tony Blaster

segunda-feira, 16 de junho de 2008

3º Festival do Audiovisual Ação Mulher


Clipping

3º Festival do Audiovisual Ação Mulher traz longas e oficinas gratuitas
Nesta edição, o tema será pelo fim da violência contra as mulheres. A programação acontece no Teatro do Parque e na Fundaj

De segunda (16) a quarta (18), Recife abrigará o 3º Festival do Audiovisual Ação Mulher, que exibirá dois filmes de longa metragem, seis curtas de 35mm e sete vídeos no Teatro do Parque e na Fundação Joaquim Nabuco. Ainda haverá debate, feira de livros sobre a mulher e exposição fotográfica no Teatro do Parque. O festival oferece oficinas de roteiro, direção e interpretação para o audiovisual, com Clara Angélica Barbosa, Estela Zirmmen e Marcia Cruz, sempre pela manhã. As inscrições estão abertas até domingo (15) e podem ser feitas pelo telefone 3073.6708 (Fundaj) e 3087.2086 (SOS Corpo). As oficinas são voltadas para mulheres ligadas a movimentos sociais. A programação completa está no site http://www.soscorpo.org.br/

A cerimônia de abertura acontece nesta segunda-feira (16), às 18h, no Teatro do Parque, com homenagem à coordenadora do SOS Corpo, Betânia Ávila. Nesta edição, a temática a ser abordada é a violência contra as mulheres. Para fechar o festival, na quarta-feira (18), às 20h, no Teatro do Parque, haverá concerto da Banda Sinfônica da Cidade do Recife sob a regência do Maestro Nenéu Liberalquino.

Em Pernambuco, são registradas as maiores incidências de crime contra a mulher, na maioria das vezes, por homens que fazem parte do universo existencial mais pessoal da vítima, assentada em uma lógica de poder desigual. “A realização do debate visa analisar de que forma os meios audiovisuais têm contribuído ou não para reforçar essa prática, tanto de forma velada ou de maneira ostensivamente abusiva”, afirma a produtora Maria Áurea Santa Cruz. A programação conta com debate sobre o tratamento dado à questão da violência contra a mulher nos meios de comunicação e entretenimento audiovisual.

O Festival de Audiovisual Ação Mulher é pioneiro no Brasil, sendo a primeira edição realizada em março de 2003, e um dos objetivos é promover intercâmbio de idéias e experiências nas áreas do audiovisual produzidas e dirigidas por mulheres e descentralizar a produção audiovisual com a inclusão da mulher nos meios de comunicação. A proposta também é formar novas platéias e estimular novas formas de produção, bem como garantir a inclusão cultural das mulheres que não têm acesso ao cinema e oficinas. A expectativa é que cinco mil pessoas participem do festival.

O festival, realizado pela Curinga e com produção de Maria Áurea Santa Cruz, é patrocinado pela Copergás, Ministério da Cultura e pelo incentivo da Lei Rouanet. São apoios: SOS Corpo – Instituto Feminista para a democracia, Fundação Joaquim Nabuco, Oxfam Novib, EED, Rec Produtores, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Tv Viva, Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco, vinhos Botticelli, Fundarpe e Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife.

Homenageada - Maria Betânia de Melo Ávila, socióloga, é ativista feminista. É uma das fundadoras e atual coordenadora geral e pesquisadora da organização SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia, fundado em 1981. Membro fundadora da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos; Membro do Núcleo de Reflexão Feminista sobre o Mundo do Trabalho Produtivo e Reprodutivo; participante da Articulação de Mulheres Brasileiras e Articulação Feminista Marcosur na América Latina. Foi conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, 1985-1988. Foi membro da Delegação Brasileira na Conferência das Mulheres, na ONU em Beijing em 1995.

É co-autora da coletânea Mulher Saúde e Sociedade no Brasil (Vozes, 1989); Autora do texto e Organizadora do Livro: “Feminismo, Cidadania e Transformação Social” in: Textos e Imagens do Feminismo: mulheres construindo a igualdade, (Ed. Bagaço, 2001); Autora do texto: “Cidadania, direitos humanos e direitos das mulheres”. In Gênero, Democracia e Sociedade Brasileira, São Paulo: Editora 34 / Fundação Carlos Chagas, 2002 p. 121-141, entre outros.

Serviço:
3º Festival do Audiovisual Ação Mulher
Segunda (16) a quarta (18)
Teatro do Parque e Fundação Joaquim Nabuco

Exibições:
Segunda (16) a quarta (18)
Longas – Teatro do Parque, a partir das 13h. Entrada: R$ 1
Curtas em 35mm e vídeos – Fundaj, a partir das 15h. Entrada gratuita

Oficinas:
Segunda (16) a quarta (18), das 8h às 12h
Fundação Joaquim Nabuco - Rua Henrique Dias nº 609 - Derby
Salas João Cardoso Ayres, Aloísio Magalhães e sala D
Inscrições na Fundaj e no SOS Corpo. Telefones: 3073.6708 (Fundaj) e 3087.2086 (SOS Corpo)

A programação completa está no site http://www.soscorpo.org.br/

Fonte: http://www.soscorpo.org.br/Site/php/index.php?CodPagina=100

Por Tony Blaster

sábado, 14 de junho de 2008

Lançamento: Maracatu Estrela Brilhante de Aliança: A saga de uma tradição

Hoje a noite, 14 de junho, a Associação Reviva e o Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança estarão realizando o lançamento do livro Maracatu Estrela de Ouro de Aliança: A saga de uma tradição.

O evento será na Livraria Cultura - Recife Antigo, a partir das 19h e contará com a participação do Mestre Zé Duda e do terno (músicos) do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. O autor, professor Severino Vicente da Silva além de apresentar o trabalho estará disponível para autógrafos.

A entrada é gratuita e o livro estará sendo vendido a R$ 15,00, devido ao patrocínio do FUNCULTURA.

Serviços:
Maracatu Estrela de Ouro de Aliança: A saga de uma tradição.
Local: Auditório da Livraria Cultura (Paço Alfandega - Recife Antigo)
Às 19h.

Por Tony Blaster

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Tributo a Brujeria!

Tributo ao Brujeria com as bandas:

* ATAQUE SUICIDA (tocando clássicos do Brujeria)

* INIX

* CAMPO MINADO

* REVOLTA CIVIL

Vai rolar dia 13 de junho (próxima SEXTA-FEIRA), a partir das 20h00

O local vai ser na Budega do Matuto, Rua Tomazina (Recife Antigo)

Ingressos vai custar R$ 5,00

Apoio: ZINE ANTENZINE-SE

Por Tony Blaster

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Festival of Metal 2008

Rola nessa sexta, 06/06, o Festival of Metal 2008 que traz as bandas SOTURNUS, ótima banda paraíbana que executa um doom/gothic metal com algumas influências de death. A MALKUTH que já é veterana local com seu Black Metal místico e agressivo. A The Ax com seu Thrash Metal 80´s e Lethal Vírus com seu som pesado.

Os shows rolam no Armazém 14, Recife Antigo, às 21:00 h. Quem faz a organização é a Noise Explicit Produções que vem na batalha para fortalecer a Cena Heavy Metal local e contribuir para ações que valorizem bandas e público.

O ingresso custa R$ 10,00 e quem comprar atecipado vai concorrer a sortei de Camisas, materiais das bandas participantes e Camisas da NOISE EXPLICIT PRODUÇÕES.

Então vamos contribuir e prestigiar mais um evento Heavy Metal, comparecendo sexta-feira e curtir as bandas e firmar mais um evento local.

Serviços:

FESTIVAL OF METAL 2008 (1ª edição)

Com as bandas:
SOTURNUS - João Pessoa/PB (Death /Gothic Metal)
MALKUTH - Recife/PE (Black Metal)
THE AX - Recife/PE (Thrash Metal)
LETHAL VÍRUS - Recife/PE (Thrash Metal)

Data da Desgraceira: 06/06/2008 (sexta-feira)
Local: Armazém 14 - Recife Antigo
Horário: 22:00
Ingresso: R$10,00
Informações: (81) 8710-0264
Fotolog: www.fotolog.com/festivalofmetal

Realização: Noise Explicit Produções

Por Tony Blaster

Sinopse: Sombras de Goya

O diretor Milos Forman (Amadeus) conta a influência que Goya recebeu dos horrores da guerra e das pessoas com quem conviveu. Com Javier Bardem, Natalie Portman, Stellan Skarsgard e Randy Quaid.
Nos primeiros anos do século XIX, em meio ao radicalismo da Inquisição e à iminente invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão Bonaparte (Craig Stevenson), o gênio artístico do pintor espanhol Francisco Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido na corte do Rei Carlos IV (Randy Quaid). Inés (Natalie Portman), a jovem modelo e musa do pintor, é presa sob a falsa acusação de heresia. Nem as intervenções do influente Frei Lorenzo (Javier Bardem), também retratado por Goya, conseguem evitar que ela seja brutalmente torturada nos porões da Igreja. Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta.

Fonte: Site Adoro Cinema.Com
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.adorocinema.com/filmes/sombras-de-goya/sombras-de-goyaposter04.jpg&imgrefurl=http://www.adorocinema.com/filmes/sombras-de-goya/sombras-de-goya.asp&h=500&w=350&sz=37&hl=pt-BR&start=5&tbnid=jXpXDLvRKopKLM:&tbnh=130&tbnw=91&prev=/images%3Fq%3Da%2Bsombra%2Bde%2Bgoya%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

Por Tony Blaster

AGENDA CULTURAL / UNDERGROUND (JUNHO 2008)

Mais shows e eventos nesse mês de junho. Do Heavy Metal ao Punk Rock, do Reggae ao Hip Hop, além de eventos culturais espalhados por ai. Então se liguem e agende-se para as curtições e apoio a shows underground, falow.

Por Tony Blaster

terça-feira, 3 de junho de 2008

Cancelamento show: Torture Squad em Petrolândia/PE

Informamos o CANCELAMENTO do show da TORTURE SQUAD em Petrolândia/PE e a excursão que o ZINE ANTENZINE-SE estava planejando para OUTUBRO desse ano, mês da realização da 2ª edição do FESTIVAL BRUTAL UNDERGROUND.

A Brutal War Productions, produtora de Petrolândia e parceira do Zine Antenzine-se, junto com o Júnior Marduk - produtor da mesma - vai passar um tempo de recesso com suas atividades nas produções de shows e eventos devido a compromissos de viagens profissionais, motivos os quais houve o CANCELAMENTO.

Como conseqüência fica as realizações de outros eventos planejados este ano e agendamentos de turnês, com bandas nacionais e internacionais, para 2009 em que o Júnior Marduk reinicia os seus projetos junto com a produção do Zine Antenzine-se.

Lembrando que em nome da Brutal War Productions (Júnior Marduk), junto com o Zine Antenzine-se, deixamos claro que o cancelamento não envolveu empecilhos com a banda TORTURE SQUAD como também fatos negativos que impossibilitassem a realização do show. Pelo contrário estava tudo sendo planejado nos esforços e profissionalismo, mas infelizmente, ou felizmente em sua carreira pessoal e profissional, não foi o momento do grande guerreiro Júnior Marduk que a tempo vem batalhando para criar uma CENA UNDERGROUND na cidade de Petrolândia e vem dando a sua contribuição e dedicação ao fortalecimento do cenário local e nacional.

Pedimos singelas desculpas às bandas TORTURE SQUAD, INIX (PE), DRIAD e HATEND (BA), bandas que faziam parte do Cast List do festival, pelo fato ocorrido como também aos fãs das bandas, aos parceiros, patrocinadores, colaboradores, ao público de Petrolândia que vem comparecendo e prestigiando os shows, a Cesár da Insano Booking (produtor da Torture Squad), ao público em geral que entraram em contato e a todos aqueles que de certa forma contribuíram, direta e indiretamente, e acreditaram na realização do show.

Reforçando junto a Brutal War Productions, o Zine Antenzine-se continua a parceria com o Júnior Marduk e breve vamos juntos desenvolver e continuar as nossas ações de dar suporte as verdadeiras bandas do cenários underground, que vem lutando pelo reconhecimento e profissionalismo dos seus trabalhos desenvolvidos, como também todos aqueles que estejam envolvidos nas propostas de shows, aos produtores independentes, aos vários contatos de zines, sites especializados e os verdadeiros guerreiros do UNDERGOUND. Além de LEVANCAR, dando suporte e divulgação, a CENA da cidade de Petrolândia que mostra que o interior do Estado tem potência e iniciativas de desenvolvimento cultural.

Mas deixamos aqui em aberto os projetos para 2009 em que seguiremos nossas parcerias que envolvem o verdadeiro espírito underground em fazer acontecer e acreditar nos objetivos de criar uma cena underground forte e aguerrida, sempre nos esforços e superações!

Cientes do compromisso de esclarecimentos para com os envolvidos e o público em geral, estamos à disposição para quaisquer dúvida.

Att.ZINE ANTENZINE-SE / BRUTAL WAR PRODUCTIONS