terça-feira, 29 de abril de 2008

CINE-PE 2008

FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DO RECIFE

Um total de 58 filmes, entre curtas e longas-metragens. Esta é a programação da 12ª edição do Cine PE que teve inicio no sábado (26), com a mostra de curtas pernambucanos, e encerra na noite de 4 de maio, com a cerimônia de premiação.

A expectativa dos organizadores é de manter o título de festival brasileiro de cinema que mais atrai público. Estima-se que 30 mil pessoas passem pelo Centro de Convenções de Pernambuco, palco da maratona, onde acontece a principal mostra de filmes.

Como aquecimento do festival a produção realizou a Mostra Pernambuco, no cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)/Derby. Ao todo, foram exibidos 11 curtas-metragens em digital, todos locais, e a maioria inédita.

Dentro de todas as mostras do evento, serão exibidos 58 filmes, sendo 43 curtas e 15 longas-metragens. Na mostra principal, serão de cinco a oito filmes por noite, incluindo vídeos-curtas e um longa-metragem a cada dia - no total, 40 películas (nove longas e 31 curtas).

A noite de abertura contou com dois títulos locais : a animação em 35m "Até o Sol Raiá" (melhor filme do Anima Mundi 2007), com direção de Fernando Jorge e Leandro Amorim, e "Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife", primeiro longa de Leo Falcão.

Outros dois concorrentes locais são o documentário "Ocidente", de Leo Sette, e a ficção "Décimo Segundo", de Leonardo Lacca (este último vencedor do Festival de Brasília de 2007,na categoria de melhor diretor). Ambos têm projeções confirmadas para a quinta-feira (1°).

Os filmes em competição entre os longas-metragens são os seguintes: "Simples Mortais" (DF), ficção em digital, com direção de Mauro Giuntini; "Brizola: Tempos de Luta" (RS), documentário em digital, dirigido por Tabajara Ruas; "Bodas de Papel" (SP), ficção em 35 mm, com direção de André Sturm; "Olhar de um Cineasta" (SC), doc em digital, dirigido por César Cavalcanti; "Ouro Negro" (RJ), ficção em 35 mm, de Isa Albuquerque; O Retorno (SP), documentário em digital, do veterano Rodolfo Nanni; e "Nossa Vida Não Cabe Num Opala" (SP), ficção em 35mm, de Reinaldo Pinheiro.

Na competição de curtas são 20 títulos, sendo 12 ficções, quatro documentários e quatro animações. A mostra competitiva de curtas em digital tem 11 filmes passaram pela seleção (5 ficções, 4 documentários e 2 animações). Segundo os diretores do Cine PE, Sandra e Alfredo Bertini, este ano houve uma grande demanda, com 495 filmes inscritos (418 curtas e vídeos e 77 longas).

A programação completa e todos os detalhes do festival vocês conferrem no site do CINE-PE.
http://www.cine-pe.com.br/2008/home/

Por Fernanda

Nenhum comentário: